Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Música e voz cantada em/de Família Rodante (Pablo Trapero/León Gieco)

2020; Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual; Issue: 21 Linguagem: Espanhol

ISSN

1852-9550

Autores

Débora Regina Taño,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Aesthetics

Resumo

Partindo de estudos a respeito da voz e da cancao no cinema e tendo como objeto de analise o filme Familia Rodante (Pablo Trapero, 2004), o presente trabalho analisa o uso da cancao tema do filme, como uma especie peculiar de voz dentro da narrativa cinematografica. Nossa hipotese e a de que o modo como o filme articula suas multiplas vozes tende a deslocar o que os personagens dizem para alem de um fluxo semântico: suas palavras flutuam sonoramente e em relevância. Ja o conteudo semântico da cancao, expresso por uma voz extra-diegetica, da ao espectador informacoes objetivas sobre a familia que viaja. Tal interpretacao com relacao a letra e as imagens que a acompanham e de fundamental importância para o entendimento de sua presenca no filme e tambem da relacao que tece com os personagens, com suas vozes e acoes. Palavras-chave: cancao, voz, som, fala flutuante, Familia Rodante . Musica y voz cantada en/desde Familia Rodante (Pablo Trapero/Leon Gieco) Resumen: Partiendo de estudios sobre voz y cancion en el cine y teniendo como objeto de analisis la pelicula Familia Rodante (Pablo Trapero, 2004), el presente trabajo analiza el uso del tema musical de la pelicula, como un tipo peculiar de voz dentro de la narrativa. Nuestra hipotesis es que la forma en que la pelicula articula sus multiples voces tiende a desplazar lo que los personajes dicen mas alla de un flujo semantico: sus palabras fluctuan en sonido y en relevancia. El contenido semantico de la cancion, expresado en una voz extradiegetica, le da al espectador informacion objetiva sobre la familia viajera. Dicha interpretacion con respecto a la letra y las imagenes que la acompanan es de fundamental importancia para la comprension de su presencia en la pelicula y tambien de la relacion que entrelaza con los personajes, sus voces y acciones. Palabras clave: cancion, voz, sonido, discurso flotante, Familia Rodante . Music and singing voice in/from Rolling Family (Pablo Trapero/Leon Gieco) Abstract: Based on research on voice and song in cinema this article analyzes the use of the theme song as a peculiar kind of voice in the narrative of Rolling Family (Pablo Trapero, 2004). We hypothesize that the way this film articulates multiple voices tends to displace what the characters say. While their words fluctuate both in terms of volume and relevance in the semantic flow, the semantic content of the song, relayed by an extra-diegetic voice provides the viewer with objective information about the traveling family. This interpretation of the lyrics and the images they are set against is fundamental to an understanding of the film as well as of their relationships with the voices and actions of the characters. Key words: song, voice, sound, floating speech, Rolling Family . Fecha de recepcion: 23/11/2019. Fecha de aceptacion: 07/02/2020.

Referência(s)