Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A evasão escolar dos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e suas relações com o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES

2020; Volume: 41; Issue: 48 Linguagem: Português

10.48082/espacios-a20v41n48p16

ISSN

2739-0071

Autores

Patrícia da Silva França, Geórgia Fernandes Barros, Simao P. SILVA, Antonio P. Magalhaesq,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo é analisar a evasão escolar dos discentes considerados em situação de vulnerabilidade socioeconômica e suas relações com o Programa Nacional de Assistência Estudantil implementado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas – Campus Almenara no período de 2012 a 2016, por meio do uso da metodologia de Dados em Painel Linear. Concluiu-se que ser beneficiário de outros programas sociais, morar em local distante do campus e possuir renda per capita inferior a um salário mínimo, aumentam a chance de evasão, o que corrobora a forma de escolha do público-alvo pelo programa. Além disso, verifico-se o potencial do programa em reduzir a evasão escolar em 22% no período de análise

Referência(s)
Altmetric
PlumX