O uso da tecnologia da informação na melhoria do atendimento de um hospital público de Manaus
2020; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/melhoria-do-atendimento
ISSN2448-0959
AutoresHelenmara Oliveira de Almeida Lima, Orlem Pinheiro de Lima, Meiryjane Moura da Silva, Paulo César Diniz de Araújo, Márcia Ribeiro Maduro, Andréa Lanza Cordeiro de Souza, Nilson José de Oliveira Júnior, Sandro Breval Santiago, Elias Moraes de Araújo, André Luiz Nunes Zogahib,
Tópico(s)Maternal and Neonatal Healthcare
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar a rotina hospitalar e sua dinâmica de trabalho com foco nos processos que regem o atendimento dos usuários de um hospital público de média e alta complexidade na cidade de Manaus, capital amazonense. Trata-se de um trabalho teórico-reflexivo, elaborado a partir de revisão da literatura. Tem, como fundamento teórico, os estudos de Benito (2008), Panitz (2014), Patrício (2011), dentre outros que tratam sobre o uso da tecnologia da informação nas instituições hospitalares, com foco no atendimento do usuário e não somente nos processos intermediários e externos. A pesquisa demonstra como a implantação da ferramenta de registro de prontuários dos pacientes, os chamados PEP (prontuário eletrônico do paciente), podem promover a segurança e a monitoração da saúde da população em geral. Além disso, como a tecnologia da informação por meio de sistemas de informações preparados e aptos a gerir de forma eficaz uma instituição de saúde, pode-se fornecer informações para geração de relatórios que auxiliam na gestão de uma instituição hospitalar.
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