Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Da telinha às páginas impressas

2020; Volume: 17; Issue: 17 Linguagem: Português

10.35355/revistafenix.v17i17.948

ISSN

1807-6971

Autores

Edvaldo Correa Sotana,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo discute as relações entre mídia, política e democracia na história do Brasil Republicano. Em 1989, o Brasil realizou eleições presidenciais diretas após 29 anos. Dentre as inovações desse processo, figuravam a televisão, seus agentes e produtos. É nossa intenção apresentar algumas considerações sobre a campanha eleitoral de 1989. De modo geral, pretendemos enfocar o último debate eleitoral televisivo travado entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. Especificamente, objetivamos discutir a edição jornalística do evento realizada pela Rede Globo de Televisão e veiculada em seus telejornais. Em seguida, buscamos apontar a forma como a imprensa escrita abordou esse debate televisivo e sua edição feita pela Globo. Esta pesquisa histórica toma como fontes os produtos audiovisuais e o material veiculado pelo Jornal do Brasil.

Referência(s)