
ASPECTOS VALORATIVOS EM PROPAGANDA DE CERVEJARIA SOB A ÓTICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5935/2179-0027.20200075
ISSN2179-0027
AutoresLais Karina Buchener, Luciane Trennephol da Costa, Cristiane Malinoski Pianaro Ângelo,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoApresentamos algumas discussões com base nos conceitos de entoação valorativa e elementos extraverbais, criados pelo Círculo de Bakhtin (VOLOCHINOV; BAKHTIN, 1926; VOLOCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003) a fim analisar algumas das implicações de uma propaganda de circulação social, criada pela marca Cia Brasileira de bebidas Premium, e outra ação publicitária produzida pela cervejaria Gauden em um ato dialógico e responsivo. Como resultado de nossa análise, discutimos alguns estereótipos que sustentam a construção social a respeito dos gêneros (SCOTT, 1995; BUTLER, 1998; NICHOLSON; 2013) que nos ajudou a compreender as facetas dos enunciados e algumas interpretações quando articuladas ao social, ao extraverbal e aos possíveis desdobramentos que o ato responsivo dos interlocutores exercem na compreensão dos significados ideológicos.
Referência(s)