Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desafios práticos e reflexivos para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4322/2526-8910.ctoen2110

ISSN

2526-8910

Autores

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Bianca Bassi, Beatriz Prado Pereira, Gabriela Pereira Vasters, Ricardo Lopes Correia, Rafael Barreiros Porto,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Resumo A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática.

Referência(s)