Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESTUDO DA FERRAMENTA SCRATCH PARA ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DO IFBA

2020; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55847/ef.v3i8.806

ISSN

2595-6930

Autores

Maria Teresinha Tamanini Andrade, Jandeson Bomfim Da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O uso da computação está cada vez mais presente. Introduzir técnicas de programação é importante para os estudantes do ensino médio, que já almejam conhecer este assunto. A lógica de programação ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e quantitativo e ajuda na solução de problemas do dia a dia. O Scratch permite que o usuário aprenda a lógica de programação de uma forma mais lúdica, porque no lugar de códigos temos uma estrutura simples e uma plataforma interativa e divertida do ponto de vista do usuário. O objetivo da pesquisa foi estudar a linguagem de programação Scratch e sua aplicação no aprendizado da lógica de programação com estudantes do ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Como a lógica de programação não é uma disciplina simples, o uso de uma plataforma como esta auxiliou na introdução deste tema e na aprendizagem dos discentes. Neste contexto, o ensino da tecnologia contemplou questões relativas ao pensamento sistematizado e lógico. Observamos através dos programas feitos pelos alunos que em sua maioria conseguiram desenvolver as atividades e usaram os conceitos e comandos de lógica de programação em blocos utilizando a ferramenta. Conseguimos exercitar o ensino da lógica de programação e o raciocínio lógico e matemático utilizando recursos da informática com o uso de tecnologia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX