Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19

2020; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626

ISSN

2316-3828

Autores

Artur Henrique Kronbauer,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta um desenho metodológico para ser aplicado em aulas remotas tomando como base boas práticas pedagógicas oriundas da Educação a Distância, Aprendizado Colaborativo e Metodologias Ativas. A proposta é aplicada em quatro turmas de Interação Humano-Computador (IHC), de dois cursos da área de tecnologia da informação em uma universidade do nordeste do Brasil. Para avaliar a experiência dos alunos com as práticas pedagógicas aplicadas durante as aulas, foi utilizada uma técnica proveniente da área de Experiência do Usuários (User eXperience – UX). O legado do estudo pode contribuir para que professores de diferentes áreas possam melhorar a experiência dos alunos em aulas remotas durante e pós pandemia do Covid-19.

Referência(s)