Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas

2020; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5585/dialogia.n36.18249

ISSN

1983-9294

Autores

João Ferreira Sobrinho, Cristina de Cássia Pereira Moraes,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexos sociais que foram acarretados pelo fechamento das escolas por conta da pandemia da COVID-19. Para responder a tal cenário, se dispôs de pesquisa bibliográfica e documental a partir de jornais, legislação e documentos oficiais, sites e artigos científicos. E como resultado percebe-se reflexos potenciais nos alunos, professores e pais, tendo em vista que problemáticas derivadas desse fechamento como: a interrupção do aprendizado; alimentação escolar; adaptação dos professores a nova realidade tecnológica; pais sem preparação para as atividades em ensino remoto e em casa; desafio na melhoria e manutenção do ensino remoto; lacunas de assistência às crianças; aumento na taxa de evasão escolar; isolamento social das crianças; e, os desafios para validar e medir o aprendizado, tendem a afetar de forma direta e indiretamente esses indivíduos, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e injustiça social. Isto posto, respostas a tais reflexos sociais devem advir das relações que entremeiam o Estado-escola-aluno-família de modo que o apoio mútuo poderá dar o suporte necessário a dirimir as consequências acarretadas pelo fechamento das escolas.

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