Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COVID-19 E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA/BA

2020; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35642/rm.v4i2.506

ISSN

2594-4754

Autores

Antônio José de Souza, Heron Ferreira Souza, Antônio Domingos Moreira, Ana Maria Anunciação da Silva,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Este trabalho buscou discutir e problematizar os desafios e as possibilidades que, no contexto de quarentena e da pandemia, se apresentam à escola do campo/roça, ao(à) educador(a) do campo/roça e, consequentemente, às famílias para garantirem o processo educativo escolar dos(as) estudantes. A investigação foi realizada com profissionais da educação no município de Riacho de Santana-Bahia. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que se baseou em relatos de experiências da equipe pedagógica e de gestores(as) de escolas do campo/roça. A análise tomou por base as dimensões contidas no roteiro que nortearam o relato. De forma específica, ficou evidenciado que os desafios postos às escolas do campo/roça não são apenas tecnológicos; são, principalmente, políticos. De forma mais geral, as problematizações suscitadas no momento atual exigirão reflexões sobre o lugar das TIC’s no projeto educativo escolar do campo/roça e na Educação do Campo como direito.

Referência(s)