Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

2020; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36925/sanare.v19i2.1477

ISSN

2317-7748

Autores

Jaline Oliveira Medeiros, Rafaella Do Carmo Ribeiro, Milena Nunes Alves de Sousa,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este estudo teve por objetivou especificar os benefícios do uso do mapa conceitual, para mostrar a relevância dessa estratégia e incentivar seu uso, com base em comprovação científica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com levantamento em bases de dados indexadas, como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). O estudo foi realizado em outubro e novembro de 2019, usando os termos de busca “mapa conceitual” e “aprendizagem” para identificar os estudos. Os artigos selecionados indicaram que o uso desses mapas: a) possibilita a organização do conhecimento; b) funciona como recurso de aprendizagem; c) funciona como recurso de hierarquização dos conceitos; e d) promove a autonomia e o pensamento crítico. Desse modo, corrobora-se a importância dessa “nova” estratégia, aplicada por meio de metodologias ativas em instituições de ensino, como instrumento facilitador na aquisição de novos conhecimentos, auxiliando a aprendizagem e a formação profissional dos estudantes.

Referência(s)