Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A análise textual discursiva como uma bússola praxiológica à perspectiva freireana de educação

2020; Volume: 8; Issue: 19 Linguagem: Português

10.33361/rpq.2020.v.8.n.19.373

ISSN

2525-8222

Autores

Júlio César Lemos Milli, Ana Paula Solino, Simoni Tormöhlen Gehlen,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Alguns estudos têm discutido contribuições da Análise Textual Discursiva (ATD) no desenvolvimento de pesquisas baseadas na perspectiva freireana. Todavia, há de se evidenciar aspectos teórico-metodológicos da ATD que se aproximam da abordagem freireana, tendo em vista as articulações já realizadas com a Investigação Temática. Assim, busca-se investigar aproximações e complementaridades da realização da ATD na Investigação Temática - processo de obtenção de Temas Geradores -, tomando como ponto de partida os pressupostos freireanos de educação e a análise do Projeto Inter, desenvolvido durante o Movimento de Reorientação Curricular de São Paulo. As diferentes releituras da Investigação Temática e suas relações com a ATD permitiram caracterizar os potenciais metodológico, hermenêutico e dialético. Esses potenciais se expressam sobre a abertura da ATD à realização da práxis, fato que justifica sua utilização nos trabalhos de cunho freireano, bem como a configura como uma bússola praxiológica, que pode orientar/operacionalizar a busca pela transformação da realidade. Palavras-chave: Paulo Freire; Investigação Temática; Metodologia de Análise.

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