
Aspectos do teatro de Plínio Marcos: a violência invade a cena
2020; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.19177/rcc.v15e22020329-338
ISSN2179-9865
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo tem por objetivo desenvolver uma leitura crítica acerca do que representou o teatro de Plínio Marcos como espaço de resistência à censura imposta pelo regime militar. Nesse sentido, a impossibilidade de se estabelecer um confronto direto com o sistema opressor concorre para que o teatro que escreve mimetize situações envolvendo a violência e a escatologia como termos capazes de denunciar a desigualdade social como uma espécie de calcanhar de Aquiles da ditadura. Assim, expõe de forma visível situações que têm por objetivo desestabilizar o regime e apontar para seus desmandos. Para tanto, recorremos aos exemplos das peças “Navalha na carne”, “Dois perdidos numa noite suja” e “Abajur lilás”, que nos ajudam a aprofundar a discussão acerca da relação entre violência e literatura, concorrendo com termo que agrava essa proposta de análise.
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