Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A influência da variação no ciclo do sono sobre o desempenho universitário e o bem-estar de estudantes de Medicina

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i12.11057

ISSN

2525-3409

Autores

Matheus de Paula Pessoa Bezerra, Roberta Cavalcante Muniz Lira, Amanda Oliveira Silva, Iana Lia Ponte de Melo, Nickolas Souza Silva, Tatiana de Sá Roque,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: Analisar a influência do sono na qualidade de vida (QV) e no rendimento acadêmico de estudantes de Medicina. Metodologia: Estudo transversal, quantitativo, observacional, descritivo e individuado, feito com 303 estudantes do 1º ao 8º semestre do curso de Medicina em uma universidade pública no interior do Ceará. A pesquisa foi realizada a partir de uma adaptação do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh para a realidade brasileira. Os dados foram transferidos para uma planilha no Excel. Resultados e Discussão: 58% dos participantes dormem menos de 7 horas diárias, número inferior ao recomendado na literatura. 84,1% desses relataram acordar no meio da noite ou antes do esperado pela manhã, perturbando a duração do sono. Entre os fatores estudados prejudiciais ao sono destacaram-se tosse, roncos, temperatura inadequada do quarto, pesadelos, dor e ansiedade relacionada à vida pessoal e acadêmica. 75,3% relataram dificuldade de ficar acordado durante o dia para realizar atividades cotidianas, e, 88,5% afirmaram ter problemas para manter o ânimo para realizar as atividades diárias. Conclusão: Percebe-se má qualidade de sono multifatorial fortemente associada a um prejuízo na QV e no desempenho acadêmico, demonstrando a necessidade da preocupação com a higiene do sono.

Referência(s)
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