Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contos de Fadas: Contribuições no Processo de Alfabetização e Letramento

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i10.8989

ISSN

2525-3409

Autores

Antônia Valéria Vieira Rocha, Kilbert Amorim Maciel,

Tópico(s)

Professional Masters Programs Analysis

Resumo

O presente artigo discorre sobre o seguinte tema Contos de fadas: contribuições no processo de alfabetização e letramento. Neste sentido, pretendemos analisar as contribuições que a leitura dos contos de fada traz para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, bem como, a percepção e da expressão oral. Neste estudo visou-se, ainda, refletir sobre os elementos essenciais que compõe a estrutura narrativa dos contos de fadas, além de apresentar os desafios do docente no desenvolvimento da leitura de contos de fadas em sala de aula. Como suporte teórico, utilizaram-se as produções de Bettelheim (2007), Coelho (2008), Josualdo (1993) entre outros que serviram de subsídios com suas pertinentes reflexões para o desenvolvimento de uma prática leitora renovada e criativa que encanta a criança ao universo dos contos de fada. Os contos de fadas vêm servindo como recurso pedagógico de instrução e ludicidade ao longo dos tempos. A leitura dos contos de fadas contribui para o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança. O convívio com a tecnologia não reduz o encantamento dos contos lidos, ainda ensina através do mundo mágico, do simbólico, transformando os fatos e sentimentos pelo caminho da arte.

Referência(s)
Altmetric
PlumX