Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um olhar para o(s) corpo(s) das crianças em tempos de pandemia

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 22; Issue: Especial Linguagem: Português

10.5007/1980-4512.2020v22nespp1420

ISSN

1980-4512

Autores

Márcia Buss-Simão, Juliana Schumacker Lessa,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente artigo, em forma de ensaio, objetiva trazer uma discussão sobre as relações entre infância, crianças e corpo(s) em tempos de pandemia. Considera o paradigma da criança como sujeito de direitos para problematizar como tem se dado a garantia (ou não) desses direitos, compreendendo a categoria infância em suas múltiplas determinações: social, política, econômica, histórica e cultural. Para trilhar o debate foram tomados como dados de análise fatos envolvendo as crianças na pandemia, recolhidos a partir de quatro matérias publicadas nos meios de comunicação eletrônicos. A primeira seção discute os impactos do isolamento social sobre os corpos das crianças, com a interrupção do atendimento presencial em creches e pré-escolas na pandemia. A segunda seção, acerca dos impactos do distanciamento social para as crianças, em suas dinâmicas de interações. Tais interdições sobre a dimensão corporal das crianças no contexto de creches e pré-escolas apresenta-se a todas/os pesquisadoras/es e professoras/es de infância como um grande desafio a enfrentar, nesta que é, ao mesmo tempo, uma urgência de novas pesquisas.

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