
Educação previdenciária e as mudanças na previdência social: análise dos alunos e egressos de uma instituição de ensino superior
2020; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51320/rmc.v21i2.1089
ISSN2446-9114
AutoresDayane Vieira Gomes, Elis Regina de Oliveira, Geovane Camilo Santos, Leonardo Rodrigues de Oliveira Merelles,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO estudo analisou à relação das variáveis indicadores de educação previdenciária com as características socioeconômicas de graduando e egressos de uma universidade em Goiânia. Aplicou-se um questionário eletrônico, cuja amostra foi de 249 respondentes. Utilizaram-se os testes estatísticos de Fisher, Qui-quadrado, Spearman e Kendall para verificar associações entre investimentos de recursos para a fase de aposentadoria, utilizando as seguintes variáveis: idade; gênero; renda; acompanhar reformas previdenciárias; possuir carteira de trabalho assinada; e conhecer benefício fiscal para PGBL. Foram constatadas associações dos investimentos de recursos para a fase de aposentadoria com: gênero; renda; acompanhar reformas previdenciárias; possuir carteira de trabalho assinada e conhecer benefício fiscal para PGBL. Essas associações sugerem que os participantes estão acompanhando as reformas da previdência e tem consciência da necessidade de acumulação de patrimônio para o pós-carreira, entretanto eles não realizam esses investimentos em decorrência da baixa renda. Há evidência estatística de que os homens investem recursos para a fase de aposentadoria com maior frequência do que as mulheres, contribuindo assim, com a literatura, uma vez que esses resultados são corroborados por estudos anteriores.
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