Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Povoando subjetividades na “nova” política para a formação de professores no Brasil: uma discussão acerca das competências

2020; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português

10.20435/serie-estudos.v0i0.1501

ISSN

2318-1982

Autores

Merilin Baldan, Érika Virgílio Rodrigues da Cunha,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo foca na centralidade da noção de competências nos documentos normativos para a formação de professores. A aprovação da Resolução CNE/CP n. 2/2019 em substituição à Resolução CNE/CP n. 2/2015 torna relevante a investigação de como vêm sendo interpeladas as subjetividades em torno da noção de competência, normalizando o caráter cada vez mais prescrito da regulação. Objetivamos compreender de que maneira a reiteração das competências na formação de professores processa o povoamento das subjetividades. Referenciamo-nos, especialmente, em Harvey, Santos, Duarte, Ramos, Ball, Brown e Taubman. Nós nos ativemos às evocações ao neopragmatismo e à epistemologia da prática, ao longo do tempo, como sentidos que hegemonizam as competências na formação inicial de professores, explicitando como na política atual as competências produzem dois movimentos fundantes à produção de subjetividades pela razão neoliberal. Elas operam a dessacralização da educação como um valor em geral, ao mesmo tempo em que processam a sedução psíquica e a aceitação das políticas e práticas instrumentais.

Referência(s)