
Estratégia de ensino-aprendizagem remota para agentes comunitários de saúde no contexto da Covid-19
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i12.11052
ISSN2525-3409
AutoresMiúcha Muniz Pereira Antônio, Gabriel Magalhães Cairo, Vanessa Almeida Cardoso Silva, Ana Cristina Santos Duarte, Lícia Marques Vidal, Juliane Caires dos Santos Macêdo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetivo: Analisar as contribuições de estratégia ensino-aprendizagem remota para processo de trabalho dos ACS no contexto da COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por mestrandos ao realizar uma ação de Educação em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde na modalidade remota. Este estudo surge a partir da elaboração de um plano de aula, atividade oriunda da disciplina de Processo Ensino Aprendizagem em Ciências da Saúde do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Resultados: A ação educativa em saúde para os agentes comunitários, na modalidade virtual durante a pandemia constitui uma estratégia de capacitação e compartilhamento de saberes, tendo em vista as respostas positivas dos agentes, embora a adesão dos agentes ao treinamento tem sido baixa. Conclusão: A ação remota viabilizou a troca de experiência e sanou dúvidas quanto as ações realizadas no cotidiano, oportunizando uma aproximação da equipe, no momento de distanciamento social, entretanto, faz-se necessário estratégias para atingir um maior número de participantes de forma virtual.
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