Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégia de ensino-aprendizagem remota para agentes comunitários de saúde no contexto da Covid-19

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i12.11052

ISSN

2525-3409

Autores

Miúcha Muniz Pereira Antônio, Gabriel Magalhães Cairo, Vanessa Almeida Cardoso Silva, Ana Cristina Santos Duarte, Lícia Marques Vidal, Juliane Caires dos Santos Macêdo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições de estratégia ensino-aprendizagem remota para processo de trabalho dos ACS no contexto da COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por mestrandos ao realizar uma ação de Educação em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde na modalidade remota. Este estudo surge a partir da elaboração de um plano de aula, atividade oriunda da disciplina de Processo Ensino Aprendizagem em Ciências da Saúde do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Resultados: A ação educativa em saúde para os agentes comunitários, na modalidade virtual durante a pandemia constitui uma estratégia de capacitação e compartilhamento de saberes, tendo em vista as respostas positivas dos agentes, embora a adesão dos agentes ao treinamento tem sido baixa. Conclusão: A ação remota viabilizou a troca de experiência e sanou dúvidas quanto as ações realizadas no cotidiano, oportunizando uma aproximação da equipe, no momento de distanciamento social, entretanto, faz-se necessário estratégias para atingir um maior número de participantes de forma virtual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX