Artigo Produção Nacional

AS PRINCIPAIS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADAS NAS AÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL BRASILEIRA DE 2018

2020; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/real.v13i1.4194

ISSN

2358-8403

Autores

Mike Ceriani de Oliveira Gomes,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O presente relato busca analisar a concepção e as principais teorias da Comunicação Social, focando as teorias da Corrente Funcionalista de Harold Dwight Lasswell, a Espiral do Silêncio de Elisabeth Noelle-Neumann, a formação das Massas de Manobra de Pierre Bourdieu, as teorias dos sociólogos espanhóis Manuel Castells e Ignacio Ramonet sobre a organização em redes sociais e as relações dessas teorias com o cotidiano, tendo como ponto de observação as articulações estratégias de comunicação nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. O texto sugere atenção não apenas ao atentado para com o politicamente correto, partido de agentes políticos e difundido na televisão e em redes sociais, tampouco simplesmente condená-los, mas ao modo como esse atentado pode estabelecer pontes a uma sociedade movida pela indignação e pela revolta.

Referência(s)