
AS PRINCIPAIS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADAS NAS AÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL BRASILEIRA DE 2018
2020; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/real.v13i1.4194
ISSN2358-8403
AutoresMike Ceriani de Oliveira Gomes,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente relato busca analisar a concepção e as principais teorias da Comunicação Social, focando as teorias da Corrente Funcionalista de Harold Dwight Lasswell, a Espiral do Silêncio de Elisabeth Noelle-Neumann, a formação das Massas de Manobra de Pierre Bourdieu, as teorias dos sociólogos espanhóis Manuel Castells e Ignacio Ramonet sobre a organização em redes sociais e as relações dessas teorias com o cotidiano, tendo como ponto de observação as articulações estratégias de comunicação nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. O texto sugere atenção não apenas ao atentado para com o politicamente correto, partido de agentes políticos e difundido na televisão e em redes sociais, tampouco simplesmente condená-los, mas ao modo como esse atentado pode estabelecer pontes a uma sociedade movida pela indignação e pela revolta.
Referência(s)