
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA
2020; Editora Univates; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2605
ISSN1983-0378
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO presente trabalho trata de um relato de experiência realizado na disciplina de História da Arte, no curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária, do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), da cidade de Ponta Grossa. O artigo tem como metodologia a descrição das práticas das aulas de História da Arte ministradas durante o período de fevereiro a julho de 2019 em conexão com a análise do PPC do curso, bem como o plano de ensino da disciplina. A disciplina de caráter semestral e com carga horária de 36 horas/aula tinha por objetivo o desenvolvimento de múltiplas potencialidades para além da questão do ensino teórico. Os trabalhos avaliativos eram para que os alunos aflorassem as habilidades de futuros profissionais da publicidade como se já estivessem no mercado de trabalho. As avaliações pedidas consistiam em um uma confecção de peças publicitárias que envolvessem correntes artísticas, quadros famosos e outros assuntos correlacionados a História da Arte como, por exemplo, a importância da fotografia e do cinema. O relato de experiência ainda conta com as fotos dos melhores trabalhos produzidos pelos discentes bem como a visão do docente sobre o empenho dos alunos com as atividades realizadas. Nota-se o envolvimento dos acadêmicos na aplicação dos conteúdos teóricos com a prática. O aporte teórico conta com a discussão da importância da História da Arte no Ensino Superior bem como do uso das metodologias ativas.
Referência(s)