
Melanie Klein e o processo de formação dos símbolos
2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.1981-1624.v25i3p552-567
ISSN1981-1624
AutoresAlexandre Patrício de Almeida,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo apresenta as principais contribuições de Melanie Klein a respeito da compreensão do processo de formação dos símbolos no psiquismo. Para tanto, inicia-se a discussão pontuando alguns aspectos históricos da clínica e do pensamento kleiniano, ao destacar suas elaborações acerca do processo de aprendizagem e da análise do brincar. Descreve-se, brevemente, a noção de mundo interno e a importância das relações objetais primitivas. Em seguida, discute-se o caso Dick, um paciente supostamente autista atendido por Klein e que foi crucial para a autora repensar as suas práticas de análise e a própria origem da função simbólica. A fim de complementar a discussão, citamos as colaborações de Hanna Segal, psicanalista que estudou o tema com profundidade, tecendo acréscimos originais. Por fim, sugere-se uma possível reflexão sobre a atuação do analista frente à contextos desafiadores.
Referência(s)