
Identidade e Consumo na Meia-idade: Uma Perspectiva Teórica
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/rimar.v10i1.46111
ISSN1676-9783
AutoresJuliana Vieira Borges, Alyce Cardoso Campos, Mônica Carvalho Alves Cappelle, Daniel Carvalho de Rezende,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO período da meia-idade parece particularmente importante, uma vez que as mudanças na vida são evidenciadas, podendo ser marcado por um período de ‘crise’ onde prioridades são alteradas e existe um processo de reavaliação de fatores presentes no cotidiano. Grande parte destas mudanças estão relacionadas ao processo identitário do indivíduo, em que o consumo tem forte contribuição. Entretanto, durante um processo de ‘crise’, o consumo poderia representar um elemento de reconfiguração identitária? Para discutir a temática realizou-se um estudo teórico sobre meia-idade e a crise, o processo de consumo e extensão do self, e a identidade na meia-idade. Neste período, é possível identificar alterações significativas de papeis, ambiguidades, contradições e outras instabilidades de vida. A crise da meia-idade se configura diferenciadamente para homens e mulheres, e estão presentes conflitos em relação ao ego e aceitação em relação ao início do envelhecimento. A reconfiguração do self a partir do consumo se apresentou direcionada pelo consumo conspícuo, de estética, lazer e educação. A ressignificação da identidade e o processo de consumo inerente podem contribuir para que a passagem pela crise da meia-idade não seja um período estranho e de sofrimento, mas vivenciada como um momento de crescimento pessoal.
Referência(s)