Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

JORNADA RADIOATIVA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE

2021; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30691/relus.v4i2.2307

ISSN

2527-2624

Autores

Maiane França de Sales, Janaina Santos da Silva, Shirani Kaori Haraguchi, Gahelyka Aghta Pantano Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No ensino de Química, os jogos estão ganhando evidência como recursos didáticos aplicados no processo de ensino aprendizagem de diversos conteúdos e seus conceitos. Para tanto, esta pesquisa tem o objetivo de investigar as contribuições da utilização de um jogo didático no Ensino do conteúdo de Radioatividade. O jogo Jornada Radioativa relacionou os conceitos de Radioatividade e sua contextualização e foi aplicado em duas turmas de 2º ano do ensino médio, no Colégio de Aplicação da XXXX. Com abordagem metodológica de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizou-se na produção dos dados um questionário semiestruturado, além da observação direta sobre a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a utilização de jogos não é uma prática incomum nas aulas de química dos participantes da pesquisa, porém, é um recurso pertinente e sempre bem-vindo às aulas. O jogo ‘Jornada Radioativa’ contribuiu para a compreensão de conceitos relacionados ao conteúdo de Radioatividade, promovendo o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, oportunizando um ensino significativo do conteúdo de Química.

Referência(s)