Artigo Acesso aberto

Representações da criança refugiada e da escola em uma campanha do UNICEF

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/htp-v2n2-2020-57051

ISSN

2674-7502

Autores

Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt,

Tópico(s)

Middle East Politics and Society

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o vídeo "Mustafa: da Síria à Alemanha", produzido pelo UNICEF para uma campanha sobre as crianças refugiadas. A análise baseia-se nas noções de estereótipos (Allport, 1979; Amossy e Pierrot, 2001; Gatti, 2014), cena de enunciação, discurso constituinte, cena validada (Maingueneau, 2006, 2010, 2015) e memória discursiva (Courtine, 2009). Os resultados da análise mostram que se utiliza uma cenografia de um documentário para a construção do vídeo. Essa cenografia contribui para o propósito do vídeo, que é arrecadar fundos para o trabalho humanitário. Além disso, o vídeo veicula estereótipos e cenas validadas sobre os refugiados e a infância.

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