Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos
2020; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 12; Issue: 28 Linguagem: Português
10.18226/19844921.v12.n28.15
ISSN1984-4921
AutoresEduardo Lorini Carneiro, Luciana Backes,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoOs jogos eletronicos fazem parte da cultura social. Neste artigo, identificamos as caracteristicas destes jogos a partir de uma pesquisa-acao realizada em contexto educacional, verificando neles a atribuicao do conceito de artefato conforme Rabardel (1995), refletindo sobre a seguinte problematica: Quais as caracteristicas dos jogos eletronicos que potencializam neles a condicao de artefatos? Assim, conceituamos artefato e contextualizamos as caracteristicas de interatividade, ludicidade, imersao e acao cognitiva nos jogos eletronicos a partir de tres jogos utilizados por estudantes do ensino fundamental. Concluimos com a identificacao de que tais caracteristicas desenvolvem a acao cognitiva dos jogadores em diferentes tempos e espacos na narrativa, configurando os jogos eletronicos como artefatos.
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