
Estimativa numérica e desempenho aritmético
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 16; Issue: 37 Linguagem: Português
10.18542/amazrecm.v16i37.8460
ISSN2317-5125
AutoresMariana Lima Duro, Beatriz Vargas Dorneles,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo relacionou a precisão da estimativa numérica em dois testes de desempenho em estimativa numérica: o Teste de Estimativa Numérica de Quantidades (TENQ) e o Teste de Estimativa na Reta Numérica (TERN), com o desempenho em um teste padronizado de aritmética (TDE), em estudantes do 5o e 6o ano escolar, de uma escola pública e outra particular de Porto Alegre/RS. O principal objetivo desse estudo foi verificar se o desempenho em diferentes tarefas de estimativa numérica está relacionado ao desempenho aritmético desses estudantes. Os dados indicam que o desempenho aritmético apresentou correlação de moderada a forte com o desempenho em estimativa, em ambas as tarefas, quando considerado o intervalo numérico de 0 a 100. Esse resultado indicou que conhecimentos aritméticos possam estar relacionados, de alguma forma, à habilidade em realizar estimativas.
Referência(s)