Artigo Produção Nacional Revisado por pares

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: AS REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO DE ACORDO COM OS MODELOS MENTAIS

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p108

ISSN

1518-9384

Autores

Ângela Malvina Durand, Isabel Krey Garcia,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

A aprendizagem é um processo gradual e pessoal, que modifica o comportamento dos indivíduos. No âmbito educacional, a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird fornece um referencial que permite entender como o estudante pode refletir, raciocinar, utilizar estratégias de resolução de problemas. Também permite compreender o processo que favorece a construção de suas próprias representações mentais sobre os modelos conceituais trabalhados em aula, como por exemplo, das reações químicas de oxirredução, um conteúdo considerado abstrato e de difícil compreensão, tanto no ensino médio quanto superior. Deste modo, a presente pesquisa visa investigar como os principais periódicos de Ensino de Química e de Ciências vêm relacionando os modelos mentais e conceituais das reações químicas de oxirredução. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em vinte e um periódicos Qualis A1 e A2 de ambas as áreas, produzidos no período de 2008 e 2018. Após leitura exploratória do material, encontraram-se cinquenta e seis objetos de estudo, os quais foram separados em categorias definidas a priori e emergentes. No decorrer deste processo, os artigos foram então classificados em quatro níveis – Nível 1, Nível 2, Nível 3 e Nível 4 – conforme abordam as relações entre os modelos conceituais e mentais das reações de oxirredução. Do total de trabalhos analisados, em três é possível observar o quão distantes estão os modelos mentais dos estudantes dos modelos conceituais de oxirredução, além de averiguar quais suas principais dificuldades, equívocos e concepções ingênuas/alternativas sobre este conteúdo. Acredita-se que este trabalho possa contribuir na melhoria da compreensão do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos envolvidos nas reações químicas de oxirredução, servindo como subsídio para que a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird seja cada vez mais utilizada no Ensino de Química, além de dar suporte teórico às futuras pesquisas.

Referência(s)