Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada

2020; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 12; Issue: 28 Linguagem: Português

10.18226/19844921.v12.n28.02

ISSN

1984-4921

Autores

Eduardo Harry Luersen, Mathias Fuchs,

Tópico(s)

Blockchain Technology Applications and Security

Resumo

Neste artigo, descrevemos tres camadas de ruinas relacionadas a tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superficie, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruinas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a politica industrial da obsolescencia tecnologica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a producao de espacos provisorios para a decadencia material; por fim, atraves de uma camada de sucata, exploramos a dimensao geopolitica da obsolescencia programada, destacando os fluxos transfronteiricos de lixo eletronico, que demarcam tambem um estagio geologico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioracao das midias na atualidade.

Referência(s)