Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Implementação e Gerenciamento Contínuo de Fornecedores Localizados em Países de Baixo Custo: a experiência de três empresas brasileiras

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i12.11012

ISSN

2525-3409

Autores

Paulo Renato de Sousa, Lucas Leão da Silva Silva, Fabio Pollice, Frederico Monteiro Costa Carvalho, Paulo Renato de Sousa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Diante do atual ambiente de constantes transformações e de crescente competitividade, para gerar uma vantagem competitiva duradoura, torna-se necessário desenvolver cadeias de suprimentos de alta performance que tenham como abordagem todo o mercado global, de forma que todos atuem em unidade para que o valor percebido pelo cliente final seja cada vez maior. A abordagem do globo como um mercado potencial apresenta, no entanto, grandes incertezas e barreiras, motivo pelo qual, além de um alinhamento estratégico, é fundamental que se forme uma equipe multifuncional como também multinacional para que o relacionamento com a cadeia de suprimentos seja consistente, próximo, sustentável e efetivamente proporcione os benefícios dela esperados. O presente artigo tem como principal objetivo descrever através de grupo focal a experiência de três grandes organizações na implementação e gerenciamento contínuo de fornecedores localizados em países de baixo custo, descrevendo as metodologias e os processos que facilitaram o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos, proporcionando cadeias de suprimentos sustentáveis e de performance world-class. Como resultado principal esse artigo proporcionou uma visão da gestão da cadeia de suprimentos com uma correlação entre teoria e prática, demonstrando a importância do desenvolvimento de parceiros em países de baixo custo. Como resultado secundário esse artigo apresentou uma análise de competitividade de Países no Leste Europeu e no Sudeste Asiático, além de China e Índia em três dimensões: ambiente de negócios, competitividade em custo e disponibilidade de fornecedores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX