
Tertúlia Dialógica Científica: atuação Educativa de êxito para Educação Científica e Tecnológica
2020; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 36 Linguagem: Português
10.5585/dialogia.n36.18210
ISSN1983-9294
AutoresAnselmo Calzolari, Éverton Madaleno Batisteti, Roseli Rodrigues de Mello,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste ensaio teórico tem o objetivo de apresentar as Tertúlias Dialógicas Científicas (TDC) como alternativa metodológica de desenvolvimento da aprendizagem de Ciências da Natureza. Para tanto, são apresentados aspectos do atual contexto social e a decorrente necessidade de acesso a conhecimento científico. Em seguida, é realizada uma breve conceituação da origem e do desenvolvimento teórico e prático dessa Atuação Educativa de Êxito (AEE), elencando os princípios da Aprendizagem Dialógica nos quais as TDC estão fundamentadas. Por fim, argumenta-se em favor desta AEE como promotora de Educação Científica e Tecnológica sintonizada com o desenvolvimento de autonomia, crítica e manejo do conhecimento no atual contexto da Sociedade da Informação e Conhecimento.
Referência(s)