Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A aplicação do lúdico como potencializador no processo de ensino aprendizagem da História da Enfermagem

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i12.11372

ISSN

2525-3409

Autores

Carolina Cabral Pereira da Costa, Manoel Luís Cardoso Vieira, Cilene Bisagni, Marianne Cardoso Batalha, Cláudia de Souza Moraes, Patrí­cia Britto Ribeiro de Jesus, Ursula Silva Baptista Chaves, Wanderson Pereira da Silva,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da aplicação de um jogo no ensino da disciplina de História de Enfermagem para um curso de graduação. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma instituição de ensino superior da rede privada do Rio de Janeiro. Resultados: Foi construído um jogo de tabuleiro humano, a partir do levantamento dos principais eixos temáticos a serem abordados, os quais englobaram: Biografia de Florence Nightingale; Participação na Guerra da Crimeia; Profissionalização da Enfermagem através da Escola de Saint Thomas; Difusão da Enfermagem Moderna, com a criação das escolas e das categorias da enfermagem; Enfermagem no Brasil; Entidades de classe, dentre outros pontos. Com isso, elaborou-se uma lista com 80 perguntas sobre esses temas. A construção desse jogo utilizou 20 placas compostas por material de borracha de Etil Vinil e Acetato (EVA). O jogo serviu, então, como uma revisão, consolidação e aprofundamento do conteúdo aprendido. Considerações Finais: O conteúdo de História da Enfermagem é muito importante para o processo formativo, mas como é bastante teórico, por vezes, não se torna tão atrativo para os discentes quanto as atividades práticas, por esta razão, o uso do jogo de tabuleiro se tornou uma estratégia diferenciada para aprofundar e revisar estes conteúdos de forma interativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX