Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Escola de rock: um olhar sociológico sobre o rock’n’roll

2020; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

10.21166/rext.v7i14.1241

ISSN

2674-9319

Autores

Marcos Roberto Mesquita,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O presente artigo aborda o projeto de extensão “Escola de Rock: um olhar sociológico sobre o rock'n'roll”, desenvolvido no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus de Videira - SC, unindo arte e a reflexão sobre o mundo e a sociedade. Este artigo tem como objetivo pensar o rock’n’roll como instrumento para a reflexão crítica da sociedade, bem como elemento que pode ser utilizado no pensamento sociológico e sua aplicação em um projeto de extensão. Por meio de encontros quinzenais no IFC, no contraturno das aulas e com alunos dos mais variados cursos, conseguimos estudar temas relacionados à sociologia com uma temática previamente escolhida, relacionando bandas, músicas e a sociedade. O projeto também realizou atividades mensalmente em uma escola pública do município de Videira, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, durante o período de aulas da disciplina de Sociologia. Nessa escola focou-se na discussão de como o rock brasileiro, dos anos 1980, pensou o processo de redemocratização do país e a criação da nova Constituição Federal em 1988, o que estimulou nos alunos dessa escola reflexões sobre o rock e a sociedade brasileira. O rock’n’roll influenciou estilos de vida, a moda e os comportamentos dos jovens questionando a realidade. Assim, conhecer a evolução do rock e suas conexões e interações com os processos sociais, políticos, econômicos e culturais permite que se discutam as estruturas econômicas, políticas e culturais de nossa sociedade.

Referência(s)