Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação Ambiental Voltada para a Reutilização do Cobre de Baterias Íon-Lítio na Determinação de Proteínas

2020; UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21664/2238-8869.2020v9i3.p286-300

ISSN

2238-8869

Autores

Mayara Crepaldi da Silva, Márcia Rodrigues de Morais Chaves, Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira, Beatriz Antoniassi,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O aproveitamento de resíduos de materiais eletrônicos, como as baterias íon-lítio utilizadas em celulares, notebook, entre outros, vem se tornando cada vez mais necessário. Isso ocorre devido ao crescimento acelerado do uso dessas novas tecnologias e, consequentemente, ao aumento no descarte desses componentes, que se feito de forma incorreta acaba por impactar o ambiente. O aproveitamento de resíduos e a prevenção à poluição dependem de ações de educação ambiental como base para o desenvolvimento de ações práticas que resultem na proteção do meio ambiente. No entanto, poucas são as ações que envolvam a educação ambiental no âmbito das Universidades, em conteúdos e atividades práticas não relacionadas à área ambiental. Diante do exposto, este estudo propôs o desenvolvimento de uma atividade prática a ser realizada na disciplina de Bromatologia, por meio da utilização de lâminas de cobre obtidas a partir de baterias íon-lítio descartadas, na preparação da solução catalisadora utilizada na quantificação de proteína pelo método de Kjeldhal. O objetivo foi demonstrar a viabilidade do aproveitamento de resíduos associado às técnicas analíticas. Desse modo, foi avaliada a eficiência da solução de sulfato de cobre obtida a partir das lâminas de cobre das baterias residuais, na determinação do teor de proteína contida em farinha de trigo. Verificou-se que o método utilizando o cobre reaproveitado das baterias é bastante eficiente, principalmente para uma aplicação didática, em que o foco é fazer o aluno aprender uma determinada técnica de análise, não havendo, a necessidade de um rigor quanto aos resultados obtidos. Desta forma, os alunos puderam não só compreender o conteúdo da disciplina como também modificar o método de análise através do reaproveitamento do resíduo das baterias, tornando-se assim, cidadãos mais conscientes e preparados para as novas formas de reuso de resíduos.

Referência(s)