
Dramaturgia e resistência: pesquisa, poder e espaço como dispositivos de criação e crítica
2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 28 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-1124.i28p398-418
ISSN1984-1124
AutoresDébora Machado de Souza, Rosa Maria Zaia Borges,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoNo âmbito da Filologia, em sua relação com outros saberes, conforme procedimentos metodológicos da crítica textual, buscamos construir um conhecimento a respeito de parte da escrita dramatúrgica da baiana Nivalda Costa, mulher negra que atuou de forma engajada nos campos do teatro, da literatura e da televisão, principalmente, nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Tomamos para análise a Série de estudos cênicos sobre poder e espaço (SECPE) elaborada no período de 1975 a 1980, em tempos de ditadura militar, considerando os seis textos teatrais que a compõem, lidos por nós como textos-peças-manifestos, bem como outros documentos, da imprensa, da censura e do espetáculo, relacionados a esses textos. No tecer da série, escritura subversiva, por meio de pesquisas e experimentos, os conceitos de poder e espaço são tomados como principais dispositivos de criação e crítica, operadores mobilizados, estrategicamente, na proposta estética e ideológica, na produção de conhecimento, prática de resistência. Para tanto, recorremos ao Arquivo Hipertextual do dossiê da SECPE, acessível por meio do website http://acervonivaldacosta.com, plataforma composta por edições e documentos que adotamos como fonte de pesquisa.
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