Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19

2020; Volume: 28; Linguagem: Português

10.5753/rbie.2020.28.0.1060

ISSN

2317-6121

Autores

Leonardo Ribeiro da Cruz, Jamila Rodrigues Venturini,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Atualmente, podemos observar o crescimento de acordos envolvendo instituições públicas de ensino e empresas cuja valorização advêm da coleta e tratamento de dados de seus usuários para a utilização de diversos tipos de aplicativos educacionais. Esse crescimento acelerou durante a pandemia de Covid-19, quando a emergência do distanciamento social fez crescer a demanda por ensino remoto em tais instituições. Contudo, a adesão a tais acordos é realizada de forma silenciosa a partir de interações diretas entre empresas e instituições públicas e sem um debate público sobre seus riscos e consequências para a educação pública brasileira, principalmente as que envolvem a segurança de dados e a terceirização de parte do gerenciamento de tecnologias de informação. Esse artigo tem como objetivo discutir a adoção de tecnologias educacionais de empresas cujo modelo de negócios é pautado pela coleta e tratamento de dados dos usuários, particularmente durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Veremos, por meio da análise dos dados disponíveis sobre sua atuação, que o avanço desse mercado sobre a educação pública do país, acelerado durante a crise de saúde, é sustentado pelo planejamento e execução de um projeto de ampliação do envolvimento de empresas privadas e de diminuição do investimento público no setor.

Referência(s)