Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INTERSEÇÃO DE SABERES EM MÍDIAS SOCIAIS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19

2020; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36925/sanare.v19i2.1479

ISSN

2317-7748

Autores

Márcia Maria Santos da Silva, Kyaya Gomes de Carvalho, Iandra Karla da Silva Cavalcante, Maria José Galdino Saraiva, Roselane Lomeo, Polyanne Rodrigues Vasconcelos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A pandemia de Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) vem gerando demandas complexas e inesperadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), as quais suscitaram ações emergenciais a curto, médio e longo prazo. Uma importante estratégia no combate à doença tem sido a educação em saúde, que pode ser efetivada em espaços formais e não formais, mas precisa estar contextualizada e contribuir com a transformação de modos de vida. Para que a população tenha acesso a informações dos diversos campos de saberes, o uso das mídias sociais é um recurso significativo, pois amplia o raio de alcance e possibilita a diversidade de orientações. A partir dessas premissas foi implementado o perfil do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade de Sobral-CE na rede social Instagram para disseminar conteúdos sobre a promoção da saúde diante da pandemia de COVID-19. Assim, este artigo tem por objetivo compreender a interprofissionalidade na educação em saúde por meio das mídias sociais na pandemia de COVID-19. A experiência se centrou no trabalho interprofissional e contribuiu com a conscientização sobre os meios de prevenção da COVID-19 e promoção de hábitos mais saudáveis. As redes sociais se mostram ferramentas importantes para a educação em saúde, pois instigam reflexões sobre as possibilidades de adotar ações de cuidado promotoras da saúde e da qualidade de vida, de modo colaborativo e dialógico.

Referência(s)