Artigo Acesso aberto

Preludes of Learning with Mestra Paulina: composition, multiplicity and counter-miscegenation

2020; Issue: 27 Linguagem: Português

10.4000/pontourbe.8768

ISSN

1981-3341

Autores

Emília G. Mota,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Apresento um breve exercício de me aproximar das possibilidades que o aprendizado da convivência com Mestra Paulina oferece. Conheci-a numa casa de umbanda em Goiás mas, durante nossos encontros, outros territórios existenciais pelos quais transita foram revelados, como a calunga e a Jurema, sobretudo os evocados pela alcunha "Mestra". O que pretendo com este texto é tocar em alguns temas e percepções que também estiveram nas cercanias de Zé Pelintra mas só consegui dar atenção depois de ter sido despertada por Mestra Paulina. Um deles trata sobre a imagem da Umbanda como religião brasileira, nacional, justamente pela ideia de mestiçagem e sincretismo. Outro seria sobre as entidades agenciarem outros movimentos, mais em direção a composições não homogêneas, acionadas pelos trânsitos, encontros e confluências. Contradiscursos e contramestiçagens podem ser sugeridas desde esta afirmação da multiplicidade.

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