
RETRATO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REALIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE VILA RICA/MT
2020; Editora Univates; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2656
ISSN1983-0378
AutoresMaria Josiane Aragão Feitosa, Marcelo Franco Leão,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAs escolas do campo enfrentam lutas diárias para promover uma educação de qualidade. Esse estudo teve como objetivo conhecer a opinião de estudantes e professores de uma escola do campo mato-grossense em relação a maneira com que o ensino vem sendo ofertado nas salas multisseriadas e assim retratar a real situação dessa escola. O estudo, de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa, configura-se como um estudo de caso. A investigação foi desenvolvida na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, que é uma escola localizada na zona rural no Projeto de Assentamento Santo Antônio da Beleza, no município de Vila Rica/MT. Para coletar dados foi aplicado um questionário para os estudantes e outro para os professores, seguida pela produção de uma imagem que retratasse a realidade escolar desta escola, sendo que todos esses dados foram posteriormente analisados. As reflexões permitiram constatar que são diversos os desafios da Educação do Campo, sendo um deles a falta de infraestrutura adequada e a constante ocorrência de turmas multisseriadas. As reflexões indicam que o professor precisa voltar-se para a realidade do campo, direcione suas metodologias para as demandas rurais. Logo, para que a escola do campo atenda às necessidades contemporâneas é preciso oportunizar aos estudantes uma educação satisfatória e que estes possam desenvolver o senso crítico e exercer sua cidadania.
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