Artigo Acesso aberto Produção Nacional

J. Octaviano e Oscar Guanabarino: “a verdade é uma aposta de lutas”

2020; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/rm.v20i2.174582

ISSN

2238-7625

Autores

Humberto Amorim,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

O artigo intenta cruzar alguns vestígios das disputas práticas e simbólicas que giraram em torno da música de concerto no Brasil durante as primeiras décadas do século XX, tomando como objeto de estudo a relação entre o compositor, pianista e professor João Octaviano Gonçalves (1892-1962) e o crítico Oscar Guanabarino (1841-1937). Um dos pontos decisivos foi tentar desvelar algumas das camadas soterradas que compuseram o campo de concorrências no qual ambos atuavam, conectando as suas projeções individuais aos interesses de grupo. Com um referencial ancorado em historiadores culturais (CHARTIER, 2002; BOURDIEU, 1996; CERTEAU, 1982) e em diálogo com a literatura brasileira mais recente dedicada ao tema (GOLDBERG; OLIVEIRA, 2019; PASSAMAE, 2017), foram levantadas 50 fontes em jornais e periódicos da época para sustentar as discussões. Os resultados sugerem que ao lado das trajetórias e crenças pessoais se articulam lutas de representatividade mais amplas que são decisivas para ensejar posicionamentos. Por isso, a importância de se relacionar “os discursos proferidos com a posição de quem os utiliza” (CHARTIER, 2002:17) ou, ainda que parcialmente, resgatar “o gesto que liga as ‘ideias’ aos lugares.” (CERTEAU, 1982: 64).

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