Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fatores que implicam no processo do contato precoce e aleitamento materno na sala de parto

2020; Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1414-462x202028040409

ISSN

2358-291X

Autores

Monise Martins da Silva, Sandra de Souza Pereira, Flávia Azevedo Gomes-Sponholz, Juliana Cristina dos Santos Monteiro,

Tópico(s)

Child Nutrition and Feeding Issues

Resumo

Resumo Introdução para a promoção, proteção e apoio à amamentação, as instituições que aderem à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) adotam os chamados “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”. O quarto passo da IHAC consiste em ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno, na primeira meia hora após o nascimento, ainda na sala de parto. Objetivo identificar os fatores facilitadores e dificultadores para a realização do contato precoce e da amamentação, na primeira meia hora após o parto, pelos profissionais de saúde, considerando o contexto institucional. Método estudo qualitativo envolvendo 21 profissionais de saúde de uma maternidade pública, analisados através do método de interpretação de sentidos. Resultados As contribuições da mulher no contato precoce e aleitamento materno na visão dos profissionais de saúde estão ligadas ao desejo e aceitação, por outro lado, a passividade delas, o ambiente de vivência familiar, mitos, tabus, fatores socioeconômicos e culturais foram identificados como dificultadores. Entre as estratégias para a melhoria do contato precoce e do aleitamento materno na sala de parto, os participantes identificaram fatores facilitadores como assistência humanizada, orientações durante o pré-natal, parto sem complicações; e fatores dificultadores como complicações no parto, a ausência de acompanhantes e o parto cesáreo. Conclusão As questões apresentadas acima estão diretamente relacionadas ao modelo assistencial seguido pelos participantes, que se manifestaram claramente durante as observações e as entrevistas.

Referência(s)