
A COMPREENSÃO LEITORA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DA LEITURA
2020; Editora Univates; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2598
ISSN1983-0378
AutoresJoseane Diehl, Kári Lúcia Forneck, Aline Diesel,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste estudo, analisou-se o desempenho de 38 alunos do 8º do Ensino Fundamental em atividades de compreensão de textos de humor presentes em objetos digitais de aprendizagem (ODA), à luz da Teoria da Relevância. Foram investigadas as interações dos alunos em um questionário online, composto por 7 questões de múltipla escolha e de associação. Cada tarefa apresentou feedbacks instrutivos que traziam para o plano da consciência o percurso cognitivo adotado no caso do acerto, e a ser adotado no caso do erro. Evidenciou-se que a produção de inferências decorre de um mecanismo cognitivo que requer baixo custo de processamento e alto benefício cognitivo, resultante dessa interação, tal como evidencia o Princípio da Relevância.
Referência(s)