Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Para ler Mattelart/Dorfman, 50 anos depois: mas... e os quadrinhos?

2020; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-8160.v14i3p235-259

ISSN

1982-8160

Autores

Ricardo Jorge de Lucena Lucas,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

O presente texto revisita o livro Para Ler o Pato Donald, publicado em 1971, e um dos títulos fundamentais para iniciar a consolidação do nome de Armand Mattelart (junto com Ariel Dorfman, coautor) no Brasil como teórico da Comunicação, bem como seus comentários e entrevistas posteriores à obra. Num momento posterior, indagamos sobre essa (falta de) percepção dos quadrinhos como uma espécie de “não objeto” de pesquisa, obscurecidos que ficaram sob a ótica do “imperialismo cultural”, sob três aspectos: a descentralização da produção Disney; o problema da tradução; e a ausência de informações sobre a produção de quadrinhos no Chile.

Referência(s)