
A FORMAÇÃO E AS COTRIBUIÇÕES DAS AOTAÇÕES DE ESTUDATES A ACADEMIA MILITAR (1810 - 1838)
2011; Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Português
10.47976/rbhm2011v11n23111-138
ISSN2675-7079
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNas caracterizacoes historicas a respeito da formacao de oficiais, oferecida pela Academia Militar, durante as primeiras decadas de sua existencia e transformacoes, temos a presencamarcante de uma matematica superior. Na analise documental do ensino dessa matematica utilizamos duas importantes bases, uma a partir da historia cultural, objetivando acompreensao dos argumentos e representacoes de contexto mais geral das praticas da educacao militar; outra, de matrizes epistemologicas da matematica, articulada com ocampo da historia da matematica. Da variedade documental examinada, como: a carta de Lei da criacao da Academia Real Militar, oficios, programas, registros de alunos, alem delivros, atribuimos maior destaque ao caderno de um estudante militar que, posteriormente como lente, reuniu outras anotacoes didaticas de alunos da Academia. Discutimos, a partirdesses manuscritos, vicissitudes e possibilidades quanto a matematica utilizada, advinda de livros predominantemente franceses. Com olhar especifico sobre os registros dos estudantes abrimos discussoes a respeito do importante lado dos receptores ou utilizadores da matematica. Por exemplo: Que obras mencionadas foram realmente utilizadas? Existem aspectos marcantes nos procedimentos de ensino e aprendizagem da matematica? Que dificuldades e preferencias sao observadas na aplicacao da matematica a outras areas de conhecimentos? As respostas comentadas possibilitam cobrir lacunas historicas e abrir outras reflexoes criticas das praticas educacionais empreendidas pelos militares.
Referência(s)