Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

universidade e a atividade docente

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 10; Linguagem: Português

10.35699/2237-5864.2020.24738

ISSN

2358-6338

Autores

Sabrina Helena Ferigato, Ricardo Rodrigues Teixeira, Maria Claudia Bullio Fragelli,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este ensaio tem como objeto a atividade docente em tempos de pandemia. À luz do referencial teórico da análise institucional, procuramos desvelar processos instituídos e instituintes da atividade docente e da vida acadêmica, tendo a experiência com a COVID-19 como um analisador de seu funcionamento. Para isso, realizamos uma análise focada em três tipos de relações envolvidas no trabalho cotidiano de docentes: (1) as relações com os estudantes, (2) as relações com a produção de conhecimento, (3) as relações com a sociedade em geral, atravessadas por outros três processos transversais a cada uma dessas relações: a virtualização da vida cotidiana; a polarização político-social e os movimentos de resistência e criação emergentes no mundo universitário em tempos de pandemia. Concluímos que a superação dos binarismos e das polarizações que se expressam nos últimos anos no Brasil é uma condição importante para a reinvenção do espaço acadêmico refundado em novos regimes de confiança e colaboração.

Referência(s)