
Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 10; Linguagem: Português
10.35699/2237-5864.2020.24761
ISSN2358-6338
AutoresLíllian Franciele Silva Ferreira, Vanessa Maria Costa Bezerra Silva, Keity Elen da Silva Melo, Ana Carolina Beltrão Peixoto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo objetiva refletir sobre a formação continuada dos professores e a incorporação das tecnologias digitais para o uso nas práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no contexto da pandemia de Covid-19. Para isso, apresentamos relatos de experiência de professoras que atuam em cursos de licenciatura e bacharelado, em instituições de ensino superior localizadas no estado de Alagoas. Perante o referido cenário, pouco se tem ponderado sobre a formação continuada do professor e o redirecionamento de suas práticas com a utilização das tecnologias digitais como interface essencial para essa conjuntura. Posto isso, conclui-se que pensar a atuação do professor neste momento de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial e a falta de formação continuada desse profissional impacta nos dilemas contemporâneos do uso obrigatório e urgente das interfaces digitais, em caráter instrumentalista, a fim de manter os vínculos entre docentes e discentes e dar continuidade ao calendário letivo nas instituições.
Referência(s)