Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 10; Linguagem: Português

10.35699/2237-5864.2020.24761

ISSN

2358-6338

Autores

Líllian Franciele Silva Ferreira, Vanessa Maria Costa Bezerra Silva, Keity Elen da Silva Melo, Ana Carolina Beltrão Peixoto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a formação continuada dos professores e a incorporação das tecnologias digitais para o uso nas práticas pedagógicas remotas desenvolvidas no contexto da pandemia de Covid-19. Para isso, apresentamos relatos de experiência de professoras que atuam em cursos de licenciatura e bacharelado, em instituições de ensino superior localizadas no estado de Alagoas. Perante o referido cenário, pouco se tem ponderado sobre a formação continuada do professor e o redirecionamento de suas práticas com a utilização das tecnologias digitais como interface essencial para essa conjuntura. Posto isso, conclui-se que pensar a atuação do professor neste momento de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial e a falta de formação continuada desse profissional impacta nos dilemas contemporâneos do uso obrigatório e urgente das interfaces digitais, em caráter instrumentalista, a fim de manter os vínculos entre docentes e discentes e dar continuidade ao calendário letivo nas instituições.

Referência(s)