Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Beijo gay: comunicação e política na Bienal do Livro de 2019

2020; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35168/1980-5276.utp.interin.2021.vol26.n1.pp86-103

ISSN

1980-5276

Autores

Elaine Azevedo, Ricardo Ferreira Freitas, Rafael Nacif de Toledo Piza,

Tópico(s)

Social and Cultural Studies

Resumo

Este artigo visa analisar a representatividade de determinados grupos sociais, em especial da comunidade LGBTQI+[1], pela via do consumo na literatura e no audiovisual e seus desdobramentos. Procuramos analisar como a tentativa de censura da revista em quadrinhos Vingadores – a cruzada das crianças (HEINBERG, A e CHEUNG, J, 2016) em uma feira literária, motivada pela ilustração de um beijo gay, converteu-se em uma espécie de publicidade reversa, a partir das narrativas criadas tanto pelos censores quanto por seus opositores. Para embasar nossa análise, operamos metodologicamente com a obra de Foucault (1977; 2001) e com autores que trabalham com uma perspectiva histórica e antropológica tanto do consumo quanto do corpo e das emoções, como Maffesoli (1992; 2004) e Siqueira (2015). [1] Sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e afins.

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