Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação, artes e interculturalidade

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.35699/1983-3652.2020.25639

ISSN

1983-3652

Autores

Javier Collado Ruano, Mónica Naula Ojeda, Miguel Orozco Malo, Delsa Silva Amino Cufuna,

Tópico(s)

Digital literacy in education

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação digital (TIC) nos processos linguísticos e educativos da formação continuada do corpo docente no Equador. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica transdisciplinar, de natureza qualitativa, exploratória, descritiva e analítica, que investiga as competências digitais que os docentes devem desenvolver para aprimorar as linguagens artísticas e interculturais entre seus estudantes. Como resultado, são mostradas as tecnologias de aprendizagem usadas durante as filmagens, desenvolvimento e a produção do documentário ‘A Arte Perdida da Educação’. Posteriormente, é apresentado um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P+D+i) que procura disseminar a idiossincrasia intercultural, plurinacional e multiétnica do Equador com a inclusão digital de um videogame educativo e interativo. Conclui-se que a educação do século XXI precisa de uma profunda inovação de teorias, metodologias e recursos didáticos voltados para a reavaliação de práticas, costumes, conhecimentos e cosmovisões dos povos ancestrais através do uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e recursos audiovisuais

Referência(s)