Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Um legado de ação antirracista: Abdias Nascimento e o Teatro Experimental do Negro

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2179-5428

Autores

Wilson Rogério Penteado, Tailane Santana Nunes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo objetiva investigar os modelos curriculares no Ensino Medio brasileiro e os equivalentes na Franca e em Portugal para reunir elementos de compreensao do novo modelo brasileiro, tendo como parâmetro a reforma do Ensino Medio, considerando suas similaridades, em uma perspectiva comparativa entre os paises. O investimento metodologico de carater qualitativo, de base documental descritivo, permitiu tracar categorias analiticas comparativas na configuracao de fundamentos pedagogicos, a partir dos itinerarios formativos, integralidade do ensino e matriz curricular disciplinar para a Sociologia. Os resultados revelam que o modelo de carreira proposto nos tres paises traz inferencias diferenciadas a partir do contexto da institucionalizacao do campo disciplinar do quadro da disciplinarizacao e profissionalizacao do conhecimento sociologico.AbstractThe article aims to investigate the curricular models in Brazilian high school and the equivalent models in France and Portugal to gather elements of understanding to the new Brazilian model, from the reform of high school, considering its similarities, in a comparative perspective between countries. The methodology applied is of a qualitative character, based on documents, of a descriptive nature. This method allowed to draw comparative analytical categories in the configuration of pedagogical foundations from the formative itineraries; integrality of teaching and disciplinary curricular matrix for sociology. The results reveal that the career model proposed in the three countries brings different inferences in contexts in which the institutionalization of the disciplinary field within the framework of “disciplinarization” and professionalization of sociological knowledge.

Referência(s)