
A crítica da curadoria, a curadoria crítica
2020; Volume: 25; Issue: 43 Linguagem: Português
10.22456/2179-8001.108203
ISSN2179-8001
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoEste artigo propõe analisar duas exposições pelo ponto de vista de suas curadorias e de críticas recebidas. Enquanto Aracy Amaral, curadora da mostra “Além fronteiras”, da 8ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2011), recebia críticas pelo seu projeto curatorial; alguns anos mais tarde, a consagrada curadora publica uma crítica contundente relativa “À nordeste” (São Paulo, 2019), exposição que teve como curadores Bitú Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos. Serão confrontados argumentos que foram elaborados tanto para a realização das propostas curatoriais quanto de suas críticas, propondo uma reflexão sobre mudanças, nem sempre perceptíveis, que ocorrem na arte contemporânea. Abstract This paper proposes to analyze two exhibitions from the point of view of their curator-ships and criticisms received. While Aracy Amaral, curator of the “Além fron-teiras” at the 8th Mercosul Biennial (Porto Alegre, 2011) was criticized for her cura-torial project, a few years later, the consecrated curator published a overwhelming criticism regarding the “À Nordeste” (São Paulo, 2019), exhibition curated by Bitú Cas-sundé, Clarissa Diniz and Marcelo Campos. Arguments that were elaborated both for the realization of curato-rial proposals and for their criticisms will be confronted, pro-posing a reflection on changes, not always noticeable, that occur in contemporary art.
Referência(s)